Saiba pedir e seja feliz!

O dia a dia de um Account Manager é sempre desafiador. Milhares de coisas para fazer e parece que está sempre devendo algo. Pois é… às vezes está mesmo!

Para organizar esta agenda e não ser dragado pela burocracia do back-office, sugiro separar estas tarefas em dois grupos:

  1. Taferas Individuais    

Sou auto suficiente para realiza-las! Não dependo de ninguém a não ser de mim mesmo. Basta me organizar para que estas coisas aconteçam:

  • Prospectar novos clientes;
  • Ir as reuniões;
  • Atualizar o CRM;
  • Fazer follow up das propostas emitidas;
  • Fazer o relatório de despesas.
  1. Tarefas Colaborativas

Dependo de outras pessoas para realizar. Estas são as mais difíceis de entregar pois a agenda dos seus colegas é normalmente cheia e nem sempre você faz parte dela! É aí que mora o perigo! Deixar de bater as metas ou de prestar um atendimento “top-mega-master-premium” para seus clientes por culpa dos outros é inaceitável, contudo, bastante comum. Vamos ver as mais recorrentes:

  • Fazer propostas que você dependa do time de pré-vendas;
  • Fazer um aditamento contratual que você dependa do jurídico;
  • Reemitir ou corrigir uma nota fiscal com apoio do financeiro;
  • Entregar um relatório técnico que você dependa da engenharia.

Um bom jeito de ter um melhor controle das Tarefas Colaborativas é saber comunicar claramente o que você precisa e qual o prazo máximo de entrega. Se sua empresa possui um SLA para cada tipo de ocorrência, e isso funciona, ótimo. Se não tem, ou não funciona, crie o seu próprio e combine com seus colaboradores. Desta forma evitamos mal entendidos ou oportunidades para escapadas do tipo: “achei que era isso que você precisava…”, ou então, “mas era para hoje”?

No próximo artigo irei falar um pouco mais sobre a melhor e mais eficiente forma de solicitar colaboração dos seus colegas, mas a dica é: não espere que as pessoas irão atendê-lo se não estiver extremamente claro qual foi sua solicitação e a importância do cumprimento da tarefa em questão.

Boas vendas,

Ricardo Giudice | Consultor Sellmore